Blog

Propósito e Resultado, Lado a Lado!

Capa do artigo com fundo preto e foto do Kiko com título Propósito e resultado lado a lado

Propósito e Resultado podem (e devem!) andar juntos. Empreender não é sobre começar um negócio. É sobre começar uma transformação.

Empreender com propósito, por sua vez, é sobre começar um negócio que gera uma transformação positiva no mundo. Tradicionalmente, negócios são construídos para gerar lucro. Porém, definitivamente, o mercado não precisa mais de negócios que existem apenas para gerar capital financeiro. Negócios são organismos vivos, capazes de gerar valor compartilhado e contribuir para elevar a humanidade. Negócios podem e devem existir por um propósito muito além do lucro. Eles precisam de sentido e significado. Sem significado os negócios são insignificantes.

Vamos entender um pouco mais sobre propósito?

Uma parcela enorme da sociedade acredita que o poder para transformar o mundo está no setor público e que o Estado é que tem esta responsabilidade. Outra parcela acredita que o terceiro setor é que detém esse poder e deposita sua esperança nas ONGs e seus voluntários. Poucos sabem e acreditam que o setor privado é de fato um instrumento de transformação do mundo. Isso mesmo! Negócios podem e devem ser instrumentos de mudança.

Além disso, o capitalismo é percebido por muitos como um sistema falido, sujo e até mesmo tóxico. A questão é que o problema não está no capitalismo. O problema está na forma com que a grande maioria das empresas pratica o capitalismo. É possível praticar um capitalismo mais humano e consciente e, a partir dessa perspectiva, unir lucro com impacto positivo. Negócios com propósito experimentam benefícios extraordinários como, por exemplo, maior assertividade na tomada de decisão, maior engajamento dos colaboradores, mais capacidade de inovação, maior fidelização e admiração de clientes. Assim, essas organizações se tornam altamente lucrativas ao mesmo tempo em que se tornam instrumentos de transformação do mundo!

Segundo o livro Empresas Humanizadas: Pessoas, Propósito e Performance, de Raj Sisodia, quando comparamos o desempenho dessas empresas com a valorização média das ações na bolsa de valores (S&P 500) e com as empresas listadas no famoso livro Good to Great, de Jim Collins, no prazo de 15 anos, notamos uma performance dez vezes superior para as empresas humanizadas e com propósito. Além disso, segundo uma pesquisa sobre propósito nos negócios da Harvard Business Review84% dos executivos acreditam que uma organização com propósito além do lucro tem uma performance maior.

E qual é o segredo?

O grande segredo é compreender que entre ajudar a mudar o mundo e ganhar dinheiro, podemos ficar com os dois. Inclusive, o lucro é maximizado quando há propósito. E quanto mais lucro a empresa conquista, maior a capacidade de reinvestir no negócio e, consequentemente, gerar mais impacto positivo ao seu redor.

E é justamente nesse contexto que entra o empreendedorismo com propósito, como uma possibilidade para quem deseja construir um legado por meio da sua carreira.

Durante minha trajetória empreendedora, pude perceber, na prática, os benefícios de empreender com propósito, seja nos meus próprios negócios ou nos negócios dos clientes que atendo. Por exemplo, uma empresa familiar da área de educação que atendemos conseguiu elevar o engajamento dos seus colaboradores de 39% para 85% em apenas dez meses após o reconhecimento do propósito. Outro caso interessante foi o de uma imobiliária que atingiu mais de 25% de crescimento em resultados após um semestre de engajamento com o propósito.

Agora, imagine se todas as empresas com as quais você se relaciona todos os dias defendessem uma causa nobre. Imagine como seria este mundo.

E pergunte-se: dentro deste contexto de mudança que o mundo dos negócios vive, você é vítima ou protagonista? Que marca você quer deixar no mundo? Como quer ser lembrado? Que diferença você deseja fazer na humanidade?

Todos nós temos no nosso DNA o desejo de servir e contribuir para algo maior que nós mesmos. Lembre-se: seu trabalho e seu negócio podem ser um meio para você construir seu legado.

Mas a pergunta principal é: e agora, qual será o seu próximo passo?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Inscreva-se na minha Newsletter semanal Propósito nos Negócios, nela você encontrará inspirações para quem também acredita que propósito e resultado podem (e devem) caminhar lado a lado.
Logo Kiko Kislansky

MEU PROPÓSITO: Inspirar pessoas e empresas a descobrirem e viverem seu propósito, para juntos construirmos um mundo mais humano e consciente.

0